O ABC+ será executado de 2020 a 2030, com o intuito de consolidar a agropecuária nacional alicerçada sobre sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos
Segunda-feira (9), durante o Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária (FIAP) que acontece em Cuiabá (MT), a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, apresentou o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+), principal política pública do país dedicada ao desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil.
O ABC+ é uma estratégia do Governo Federal elaborada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário, no período de 2020 a 2030.
A presidente da Embrapa destacou o protagonismo da agropecuária brasileira. “As políticas públicas de agricultura de baixa emissão de carbono podem contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção agropecuária. O Plano ABC+ é uma política pública composta de um conjunto de ações para promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias agropecuárias sustentáveis, com alto potencial de mitigação das emissões de GEE – gases de efeito estufa- e combate ao aquecimento global.”
Com tecnologias de produção sustentável, o Plano ABC+, tem a meta de reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030. O foco está na implementação de práticas sustentáveis e tecnologias que contribuam para a descarbonização das cadeias produtivas.