Ministro Carlos Fávaro pede compromisso mundial com as mudanças climáticas

Brasil recebe ministros das principais economias do mundo nesta semana

Ministro Carlos Fávaro pede compromisso mundial com as mudanças climáticas

Com a adaptação às mudanças climáticas no epicentro do debate do Fruto de Trabalho de Agricultura do G20, cujas reuniões acontecem entre os dias 10 e 14 de setembro em Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conclamou as lideranças globais a firmarem um compromisso com a situação climática do planeta.

“Esse momento difícil das queimadas no Brasil vai ter que mostrar a sensibilidade e o compromisso do mundo com as mudanças climáticas”, declarou o ministro durante o Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária (FIAP) – evento paralelo ao G20 – nesta segunda-feira (9), em Cuiabá (MT).

O Brasil vive um momento de estiagem extrema em diversas regiões do país, intensificando os focos de calor e queimadas em diversos estados, atingindo a produção agrícola brasileira.

“Aqueles que achavam que as mudanças climáticas eram mero discurso, agora já não têm mais o que discutir. Elas são uma realidade e estamos mostrando ao mundo que precisamos de medidas urgentes”, comentou.

Sede das reuniões do G20, Mato Grosso é o estado que registra maior número de focos de queimada atualmente, mas também se destaca como maior produtor de grãos do país em biomas preservados como Pantanal e Amazônia, além do Cerrado.

Desta forma, Fávaro ressaltou que a sustentabilidade é o caminho irrevogável para a produção de alimentos.

Ele lembra que, diante dos desafios apresentados, o Brasil já apresentou seu modelo de contribuição com a segurança climática, alimentar e nutricional do planeta.

“Podemos e vamos intensificar a nossa produção de alimentos e vamos fazer isso sem avançar sobre as florestas. Crescemos muito, somos o maior produtor e exportador do mundo de diversos alimentos, mantendo uma grande área do nosso território inteiramente preservada. E podemos ainda mais. Temos cerca de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade onde podemos crescer a nossa produção”, detalhou.

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ministro-carlos-favaro-pede-compromisso-mundial-com-as-mudancas-climaticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bio Nature Brazil
Enviar por WhatsApp
Rolar para cima

Cookies e politicas de privacidade

Ao acessar este site você concorda com nossos termos de politica e privacidade, por favor, consulte regularmente os nossos termos de serviço.