Vocabulário BIO
- VOCABULÁRIO:
CRÉDITO DE CARBONO, é um mecanismo monetário que representa a redução de uma tonelada métrica de dióxido de carbono equivalente (CO2) ou sua remoção da atmosfera.
MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO, é o sistema de compensações de emissão de carbono, o gás de efeito estufa.
PEGADA DE CARBONO, é a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitida, direta ou indiretamente, por alguma atividade, produto, indivíduo, comunidade ou instituição.
COMPENSAÇÃO DE CARBONO, é a redução ou remoção das emissões de dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa feitas em um local para compensar as emissões de outros. A compensação é medida em toneladas de dióxido de carbono (tCO2) equivalente.
PROTOCOLO DE KYOTO, é um tratado internacional ambiental de 1997 com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que produzem o efeito estufa.
TOKENIZAÇÃO, é um processo que transforma um bem, tangível ou não, em frações menores digitalizadas e criptografadas, as quais são únicas e podem ser negociadas individualmente em ambiente virtual, ou seja, é um processo que transforma um bem ou direito em uma representação digital denominada TOKEN;
TOKEN(S), é a representação digital de frações de ativos reais que possuem valor comercial;
BLOCKCHAIN, pode ser compreendida como arquivo, tabela, banco ou estrutura de dados totalmente eletrônico armazenado em computadores, celulares ou afins, distribuídos e atualizados tal como um livro-razão contábil em que as transações são registradas sequencialmente em blocos.
PLATAFORMA/EXCHANGE, é a pessoa jurídica, não financeira, que oferece serviços referentes a operações realizadas com criptoativos, inclusive intermediação, negociação ou custódia, e que pode aceitar quaisquer meios de pagamento, inclusive outros criptoativos.
WALLETS, é uma carteira digital de criptomoeda, um mecanismo que permite armazenar criptomoedas e realizar transferências utilizando o computador ou celular.
ATIVO REAL, é uma modalidade de ativos que se referem a bens físicos, direitos e valores, lastreados à economia real e que possuem valor intrínseco devido às suas características físicas ou utilidade real.
ATIVO DIGITAL, é a representação virtual de valor de um Ativo Real que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para a realização de pagamentos ou com o propósito de investimento, como define a Lei nº 14.478, chamada de Marco Legal dos Ativos Virtuais no Brasil.
ADQUIRENTE, pessoa física ou jurídica que adquire diretamente os Tokens na Plataforma e que venha a administrar seu próprio patrimônio, seguindo os seus objetivos de curto e longo prazos.
PREÇO, é a medida de valor monetário em moeda fiduciária (Real) atribuído ao Ativo digital (Token). Para projetos envolvendo créditos de carbono, o valor de 01 token é igual a 01 crédito de carbono que equivale a 01 tCO2.